quarta-feira, 5 de outubro de 2011

JULGAR É MUITO FÁCIL


É comum dizermos que uma pessoa não possui cultura quando ela não tem contato com a leitura, artes, história, música, etc. Se compararmos um professor universitário com um indivíduo que não sabe ler nem escrever, a maior parte das pessoas chegaria à conclusão de que o professor é “cheio de cultura” e o outro, desprovido dela. Esse tipo de julgamento precipitado, faz com que o preconceito e a segregação social se acentuem cada vez mais em nosso país e por todo planeta.
O que me chamou atenção ao dia de redigição deste escrito, foi a simplória iniciativa de algumas pessoas relembarem o seu tempo de criança, e buscar em suas mentes o quanto foi doce e feliz a sua infância, pensamento esse expressado pelo ato de expor isso em seus perfis, não apenas a título de diversão e sim, como modo de protesto contra o lamentável leque de violências que as nossas crianças sofrem no mundo. Uma vez que no Brasil 18 mil crianças são vítimas de violência doméstica diariamente, segundo a Unicef (Fundo das Nações Unidas para Crianças).
Porém, o real motivo que originou esse texto, foi o fato de algumas pessoas condenarem esse tipo de atitude munidas de argumentos que uma simples foto no perfil não iria mudar nada, concordo! Umas simples foto não, mas 30,9 milhões (número de usuários do facebook no Brasil) de fotos seriam o suficienta para chamar a atenção de toda uma sociedade e principalmente do poder público nacional. Também há pessoas que alegam, que as fotos de desenhos animados atrapalham na identificação das pessoas que está a comunicar-se, mas o que atrapalha mais? Ser abusado, agredido e abandonado ou não saber com quem esta falando? Acredito que as alternativas iniciais deixam marcas para toda uma vida.
Aí pensamos: "isso não é problema meu, isso é problema das autoridades competentes", e vos digo: que a maior autoridade, capaz, responsável e com maior potencial de atuação somos NÓS pessoas, seja negro, branco, pobre, rico, dentro ou não dos padrões de beleza da sociedade... Enfim, as autoridades competentes que vemos ou ouvimos falar, são em seu fundamento filosófico e legal, instituições responsáveis por manter e fiscalizar o não acontecimento de fatos  degradantes como agredir uma criança, cabendo a sociedade recriminar e policiar esse tipo de atitude.
Em suma, devemos descer de nossos pedestais de cravejados de egocentrismo, e redirecionar o nosso foco de se a roupa combina, a maquiagem está retocada, se vou sair bem nessa foto ou o que irá acontecer na novela das oito para analisarmos e qual situação nossos próximos encontram-se, e por meio da mais simples atitude que seja (como colocar a foto de um desenho no perfil) tentar ser agente transformador de nossa história e co-autor da vida de muitos indivíduos necessitados, uma vez que julgar é fácil, estar corretoque é difícil, por isso devemos tomar mais e mais atitudes seja para ajudar ou para consientizar as pessoas a lutar não só pelo seu bem estar pessoal e sim para o bem estar comum, logo conclui-se que por mais simples que seja: Faça! Eu fiz esse texto e pretendo fazer muito mais e você o que fez?
Capitão Planeta, o que me faz lembrar a infância.               

2 comentários:

  1. O que eu fiz?
    -Eu li o texto, no mínimo.
    Pode ter certeza.

    =**

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto e o blog!
    Posta mais. Tá ótimo o visual e tudo mais.
    Aos poucos vai ficando cada vez melhor.
    Beijos, João. Siga em frente!

    ResponderExcluir